Cursos Target

MENU

Microlattice o metal mais leve do mundo

 Microlattice o metal mais leve do mundo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Se você é uma pessoa antenada nas novidades sobre tecnologia, provavelmente já ouviu falar sobre o “Microlattice material mais leve do mundo”. Mas antes de continuarmos com esse post, vamos esclarecer alguns pontos importantes e corrigir um erro que vem se repetindo e que propositalmente foi replicado no título desse post.

 O Microlattice não é o metal mais leve do mundo, mas sim, a estrutura metálica ou material mais leve. Até por que nenhum novo metal foi descoberto, o Utralight Metallic Microlattice nome completo desse material, foi desenvolvido inicialmente a partir de uma liga de Níquel e Fósforo, elementos bem conhecidos por qualquer estudante do ensino médio.

      Então qual a diferença do Microlattice para os outros materiais e porque ele é tão leve?

      O segredo do Microlattice está em sua estrutura, formada por tubos ocos interligados, com paredes 1000 vezes mais finas que um fio de cabelo. Isso garante uma proporção de 99,99% de Ar para 0,01% de matéria sólida em todo seu volume, tornando o Microlattice aproximadamente 100 vezes mais leve que o isopor. Com isso temos uma das imagens mais impressionantes usadas na divulgação desse material, que mostra um pedaço de Microlattice sobre um dente de leão, sem danificá-lo.

      Apesar do alvoroço dos últimos meses à respeito dessa estrutura levíssima, o Utralight Metallic Microlattice não é uma descoberta tão recente assim, em novembro de 2011 as primeiras notícias sobre o Microlattice foram divulgadas pela companhia HRL Laboratories, companhia que pertence ao grupo Boeing, especializada no desenvolvimento de materiais industriais.

     Segundo a pesquisadora Sophia Yang, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do material, a estrutura do Microlattice se assemelha muito a estrutura do osso humano, mostrada na imagem a baixo, o que lhe confere não só a leveza, mas também resistência a compressão e uma absorção de energia consideravelmente elevada.

 Microlattice o metal mais leve do mundo

 

      Muito se especula a respeito das aplicações do Microlattice, e a Boeing até anuncio a possibilidade de utilizar o material para fazer as estruturas dos bagageiros de seus aviões, mas sabemos que não vai ficar só por ai, em breve estaremos vendo o Microlattice nos setores aeronáuticos, automobilísticos e muitos outros. Algumas empresas já estão até fazendo testes em capacetes de futebol americano com um material que segue o mesmo conceito do Utralight Metallic Microlattice.

 Microlattice o metal mais leve do mundo

       As características do Microlattice são impressionantes e nós faz imaginar um legue de possibilidades de aplicações. Desde a indústria e seus diversos setores, a construção civil, os esportes e quem sabe até a medicina na criação de próteses mais leves.

     Realmente o Microlattice é uma daquelas façanhas da engenharia que nos faz pensar o que está por vir. Deixe sua opinião falando onde seria uma boa aplicação para essa tecnologia.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Microlattice o metal mais leve do mundo

Enviando Comentário Fechar :/